sábado, 25 de outubro de 2014

FINALIDADE DO BLOG

Caro leitor,

A finalidade deste blog é divulgar assuntos e experiências sobre a educação profissional no Brasil, contextualizando-a com a LDB e fazendo uma análise dos seus impactos sobre as Políticas Públicas Educacionais do nosso País.

O responsável pelo blog será o acadêmico Mauro Antônio Marques, da turma B, do curso de Gestão Pública composto por:

GILSON F. DA SILVA

JOCINEI B. BATISTA

MAURO ANTONIO MARQUES

RONI DE SOUZA

SÉRGIO IZAIAS DA COSTA

WENDELL JOSE ALVES DA SILVA

Contamos com a participação de todos vocês, interaja conosco!

Colaboração de: Gilson, Jocinei, Mauro e Roni

TEXTO

Educação Profissional e a LDB

A Nova Educação Profissional

Não deixando de reconhecer a importância das iniciativas governamentais e do mercado de trabalho, ao longo da história da Educação Profissional no Brasil, acreditamos que esse novo modelo trazido pela LDB, que reforça a real necessidade do invidio participar de forma produtiva do desenvolvimento do país, sem que, para isso seja relegado a condição descrita por Eliane, 2008, p. 78, citando MANACORA, 1995, p. 287, “Entretanto, para muitos donos dos meios de produção da época, a escolarização operária se tornou um problema, pois muitos desses “patrões” entendiam que “(...) era supérfluo e até perigoso ensinar a ler, escrever e, especialmente fazer contas aos operários (...)” grifo nosso, logicamente estamos falando aqui de algo que acontecia no século XVIII, mas até os dias atuais, ainda é possível de forma insipiente se deparar com situações análogas à descrita.

Há uma necessidade da preparação do indivíduo para as necessidades de mão de obra para o mercado de trabalho, como se vê ao longo do tempo, mas que, mesmo atendendo a essa lógica atual da acumulação de capital, a Educação Profissional no Brasil, busca além de atender a algo inerente ao nosso modelo econômico de desenvolvimento, introduzir algo que vai de encontro ao indivíduo, como cita Francisco Aparecido: “Este enfoque supõe a superação total do entendimento tradicional de Educação Profissional com simples instrumento de uma politica de cunho assistencialista”, ou mesmo como linear ajustamento às demandas do mercado de trabalho. Este novo enfoque situa a Educação Profissional com o importante estratégia para que os cidadãos, em um número cada vez maior, tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade contemporânea, grifo nosso”

Essa nova forma de pensar a Educação Profissional, aborda a “autonomia do trabalhador contemporâneo diante da instabilidade do mundo do trabalho e das mudanças nas relações de produção”(Eliane, 2008, p. 82, grifo nosso), sem nenhum exagero, indivíduos sucumbem a instabilidade das relações de produção, quando se veem excluídos desse processo do qual vaziam parte e tinham suas expectativas atendidas.

Além de romper com paradigmas: “Essa pobre escola profissional para pobres acabou”, Francisco Aparecido, grifo nosso”, espera-se que a nova escola profissional, “prepare profissionais que tenham aprendido a aprender e a gerar autonomamente um conhecimento atualizado, Francisco Aparecido, grifo nosso”, em consonância com o que com diz Eliane, 2008, p. 77: “mantendo íntima relação com os avanços tectológicos, grifo nosso” .

Referências: http://www.senac.br/BTS/281/boltec281b.htm. Acessado em 26/10/2014. http://revista.ctai.senai.br/index.php/edicao01/article/download/26/21. Acessado em 26/10/2014

Colaboração: Gilson, Mauro, Jocinei, Roni, Sérgio e Wendell

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